sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O sono dos bebés



O sono é uma mudança de actividade do corpo e, portanto, não é um estado passivo, mas sim activo. No período de sono, que passa por vários estágios, desde o sono mais leve o mais profundo, o cérebro trabalha com toda a sua energia, seleccionando as memórias e elaborando os processos mentais de aprendizagem.

Um bebé recém-nascido dorme cerca de 16 horas por dia, nas primeiras semanas. Este total é dividido numa série de períodos de sono mais curtos ou mais longos.
Nos primeiros dias, o sono está muito ligado à necessidade do bebé se alimentar pouco e com frequência. Pode levar cerca de uma hora a alimentá-lo, colocá-lo a arrotar, e mudar-lhe a fralda, após o que ele adormece profundamente.
Entre a terceira e a quarta semana, o bebé começa a ficar mais desperto e não adormecerá profundamente imediatamente depois de se ter alimentado. Este é normalmente o período em que as coisas começam a correr mal e em que são desenvolvidos sinais errados de associação com o sono.

Os pais, que estão ansiosos e que acreditam que o bebé deverá adormecer imediatamente a seguir à toma de leite, começam a recorrer à alimentação, aos embalos ou às chupetas para induzir o sono nos seus bebés. Não estão cientes do facto de que é por volta desta idade que os diferentes estádios de sono se começam a distinguir.

Nos adultos, o sono tem maior duração, enquanto que na criança, o sono é polifásico, ou seja, ela acorda e adormece várias vezes durante o dia e a noite.
Como os adultos, os bebés passam de um sono ligeiro, para um sono de sonhos conhecido por sono REM, para um sono profundo. O ciclo é muito mais curto que o de um adulto, duando aproximadamente 45 minutos a uma hora. Todos os bebés passam para o sono ligeiro e acordam aproximadamente a mesma quantidade de vezes durante a noite.

Uma noite de sono tranquila é essencial para o desenvolvimento do bebé. Dormir bem contribui muito para a saúde no bebé e favorece os seu desenvolvimento físico e emocional, influenciando o seu comportamento durante o dia.
Estabelecer bons hábitos de sono do bebé deve ser uma prioridade para os pais. Durante o período de sono o sistema imunitário estabiliza e o seu corpo relaxa, recuperando todas as energias.
Durante o primeiro ano de vida, respeitar as horas de sono da criança, é vital para a sua saúde e desenvolvimento. O padrão de sono reflecte o amadurecimento acelerado do sistema nervoso.

As perturbações do sono nos bebés e crianças são mais comuns do que geralmente se pensa, estando a maior parte delas relacionadas com as dificuldades em adormecer e com os despertares durante a noite.
Os disturbios do sono nas crianças acarretam consequências para toda a família. As crianças com este tipo de problemas, costumam estar mais tristes, ter dificuldade em reter novos estímulos e, em alguns casos, chegam mesmo a ter dificuldades de desenvolvimento intelectual.

Como conseguir proporcionar um sono tranquilo ao bebé?
É importante compreender que o padrão de sono dos bebés não é igual ao dos adultos. Nenhum bebé dorme a noite inteira seguida, tranquilamente e sem despertar. O sono não é um processo contínuo, pelo que acordar durante a noite é natural e saudável.
O modo como o bebé adormece é determinante para a forma como ele vai voltar a dormir, quando acorda a meio da noite.
Estabelecer hábitos e rotinas consistentes, antes da hora de dormir, é bastante recomendado aos pais. As boas rotinas ajudam a melhorar o sono dos bebés.
As rotinas devem ser iniciadas logos nas primeiras semanas de vida, ao início deverá ser mais curta e depois ir aumentando.
A rotina deve ser diária e sempre à mesma hora, deve ser curta e agradável.
Uma boa rotina é dar banho ao bebé, hidratar a pele e massajá-lo suavemente, e ajudar o bebé a relaxar lendo ou ouvindo música calma. Colocar o bebé sonolento na cama, mas ainda acordado. Assim estará a ajudar o seu filho a aprender a acalmar-se a si próprio e a adormecer sozinho se acordar durante a noite.

Mantenha o bebé o mais calmo possível quando ele acorda durante a noite. Quando se dá de mamar ou se muda a fralda durante a noite, deve resistir a brincar com o bebé, pois dificulta que ele volte a adormecer.

Conhecendo a existência das fases do sono poderá compreender melhor o seu bebé.
Pesquisa de Sónia Gonçalves
28-03-2011

The ContentedBaby.com
www.ginafordinfo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário