segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Apreciar cada momento



Quando estava grávida do meu primeiro filho, como é comum, as pessoas à minha volta viraram “doutoradas” em bebés, no entanto algumas pessoas disseram-me algo que fez muito sentido para mim: “Aproveita bem cada momento, cada fase, cada bocadinho”

E foi uma das coisas que fiz, aproveitei cada bocadinho. Pelo menos era o que eu achava.

Hoje, mãe pela segunda vez, olho para trás e fico triste… afinal não aproveitei assim tão bem… Desta vez parece que cada bocadinho ainda é mais especial e fico triste, pois acho que poderia ter vivido mais o crescimento do meu primeiro filho.

Vou para a cama pensativa, dou voltas à minha cabeça, pois afinal de contas amo os dois da mesma forma, porque é que sinto tanto esta diferença? Começo-me a sentir culpada, pois se calhar fui eu que falhei. Terei eu pensado que aproveitei mas afinal não o fiz?
Nada disso.

Descobri, eureka!

É todo o envolvimento famíliar e a minha maturidade que mudou. Antes vivia sob stress, ansiedade, nervosismo, insegurança e era uma miúda imatura (continuo uma miúda mas com um pouquinho mais de maturidade – eh eh eh). Hoje vivo rodeada de um ambiente mais tranquilo, seguro, feliz.
Isso faz todo a diferença!!

Depois de descobrir isto, olho para trás e vejo que afinal até aproveitei, lembro-me de cada coisinha que ele fez, momentos que tivemos juntos, etc… E acreditando ou não, amo o meu filho com o mesmo amor, paixão, ternura como amo a minha filha. Por isso vou continuar a fazer exactamente o que tenho feito, quer para um quer para o outro.

Deixo então uma opinião que considero muito sábia e que não prejudica ninguém:
Aproveitem cada fase, cada bocadinho, cada momento. Se sentirem que algo foi diferente de um filho para o outro não procurem a culpa/responsabilidade, procurem ver que com o tempo e o meio envolvente, sentimos as coisas de outra forma, mas que sempre, sempre, tudo é importante e válido, tudo merece ser vivido e sentido!

Borboleta (MF)


Sem comentários:

Enviar um comentário