terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O que muda?



Fizemos perguntas aos nossos membros sobre o que mudou nas suas vidas, desde que os novos rebentos chegaram a este mundo.

Eis o resume/respostas que obtivemos:

Todos os pais e mães disseram que tudo mudou!

·         as rotinas (individuais e do casal);

·         as prioridades no dia a dia e em relação ao futuro;

·         a motivação para a realização de novos sonhos e alcançar novos objectivos;

·         as noites mal dormidas, coisa que foi apontada como sendo das coisas que mais se sentem falta;

·         a redução de saídas à noite, coisa que deixou alguma “saudade”, mas que também não faz muita falta, pois encontrou-se outras maneiras de se sair e de se fazer programas quer a dois, quer em família;

·         a escassez do chamado “tempo para mim”, sendo esta muito valorizada na sua maioria pelas mães;

·         a falta de tempo para o casal, nomeadamente a nível de relações sexuais, que embora sintam (na sua maioria) que tenha diminuido a quantidade, referem que agora aproveitam melhor todos os momentos que têm um com o outro, vivendo assim esses momentos com mais intensidade.

Tudo se reduz a uma organização melhor do tempo, aprendizagem na partilha de tarefas entre o casal, capacidade de adaptar-se às novas prioridades, não entrar em stress, entre outras coisas, para encontrar o equilibrio adequado a cada família, para que tudo funcione da melhor maneira e de forma a conseguir-se que todos se sintam bem nesta nova fase da vida.

Tivemos pais e mães que mencionaram que agora sentem-se mais realizados individualmente, têm maior motivação para trabalhar, e alguns referiram mesmo que pouco mudou nas suas vidas, pois o facto de terem sido pais, foi algo que lhes acrescentou mais do que aquilo que lhes tirou.

Nenhuma das pessoas questionadas voltaria atrás no tempo, pois a riqueza de ter um filho nos braços consegue ser razão suficiente para aceitar toda a mudança que isso implicou.

Gostariamos de referir que todos os pais mencionaram que a comunicação e o entendimento entre o casal foi sem dúvida a chave para que o casal não sofresse um abalo na relação. 

Posto isto, e sem sombra de dúvidas ter um filho é algo que transforma o nosso mundo, mas de maneira a que o preenche como nada será capaz de o fazer.

Mimos e Mães

Sem comentários:

Enviar um comentário